Avaliação Epidemiológica de Programas em Saúde Pública (projecto)

O projecto EpiProgram visa promover a cultura de acção em saúde através de programas realmente efectivos, valorizando o contributo da Epidemiologia. Este sítio traduz a concepção básica do projecto, com os seus três componentes: o próprio sítio, o curso à distância oferecido pela ENSP e a rede temática de partilha e convívio.

No diagrama seguinte, localiza-se o participante no curso relativamente ao ambiente em desenvolvimento, e para o qual pode contribuir.

A habilitação adequada dos profissionais com interesse e responsabilidades em programas de saúde contribui decisivamente para que estes programas sejam preparados logo de início, de modo a garantirem a sua efectividade e, futuramente, a avaliação dos resultados de saúde. Assim, substitui-se a sua apenas presumível efectividade, a impossibilidade da sua demonstração e o embaraço da evidência de que o programa poderá não ter cumprido a sua finalidade de saúde, pela segurança de se conseguir os resultados visados.

Entretanto, alguns programas já a decorrer poderão beneficiar de aperfeiçoamentos, em consequência da melhor capacitação dos seus responsáveis. Um maior nível de cultura técnica nesta área também aumenta a capacidade de os serviços intermédios e locais de saúde contratualizarem recursos, uma vez que dão melhor garantia de que estes serão bem rentabilizados.